1ª
ETAPA: APRESENTAÇÃO AOS DIRETORES – ARTICULAÇÃO COM OUTRAS SECRETARIAS PARA O APOIO AO PROGRAMA
META: Formar parcerias para o
início do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e
do Adolescente – PETECA.
|
||||||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
||||||
Apresentar
o MPT/ PETECA – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da
Criança e do Adolescente, para os diretores e representantes dos conselhos:
CMDCA,CME E e CT
|
*
Realizar um encontro para apresentar o programa,
|
Dia 30
de Abril
|
Secretaria de Educação
Casa do Serviço de Convivência
|
Com gestores das escolas selecionadas p/o
programa
Secretários de Educação, assistência Social,
representantes dos conselhos: CMDCA, CME Ee CT
|
||||||
2ª
ETAPA: OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Meta: Capacitar
62 participantes das escolas do município entre diretores,vice diretores e professores
|
||||||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
||||||
Realizar
1ª Oficina do PETECA direcionados para os professores e vice diretores que vão participar do Programa.
|
*
Apresentar o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho Infantil da
Criança e do Adolescente aos professores, vice diretores e Diretores
*
Debater temas específicos como:
- O que
é Trabalho Infantil;
- ECA –
Estatuto da Criança e do Adolescente;
|
Maio / 2014
|
Escolas
|
Coordenadores do PETECA
Nordestina
|
||||||
3ª
ETAPA: DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFNTIL (CARTÃO VERMELHO AO
TRABALHO INFANTIL)
Meta: Aticular
600 pessoas e comunidade em geral para participar do evento de combate ao
trabalho infantil
|
||||||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
||||||
Mobilizar
a comunidade em geral sobre o dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
|
* Realizar
um desfile seguido de paradas de reflexões á cerca do tema. Debates,
dramatizações, apresentações de teatros, parodias etc.
|
Junho/2014
|
Sede do Município
|
Coordenadores do PETECA Nordestina
Diretores, vice diretores,professores,Serviço de Convivência
(Secretarias de Educação e Assistência
|
||||||
4ª
ETAPA: ABORDAGEM DO TEMA TRABALHO INFANTIL EM SALA DE AULA
META: Abordar o tema para 1099 alunos
das Escolas do Município que aderiram o Programa.
|
||||||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
||||||
Abordar
o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, para os alunos com orientação
do professor.
Comemoração
“Dia da Criança” 12 de Outubro
|
-Informar
sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, através de debates e
palestras e vídeos, musicas
-Trabalhar
a Cartilha “Brincar, Estudar, Viver .... Trabalhar só Quando Crescer”.
-Explorar
as atividades da cartilha Pedagógica
Orientar
as atividades de produção nas modalidades de artes ciências, artes visuais,
composição e literatura.
|
Julho a
Novembro
|
Todas as escolas participantes do Programa
E Serviço de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos
Sede e zona Rural
|
Diretores, vice diretores Professores, Alunos.
E Coordenadores da PETECA
|
||||||
5ª
ETAPA: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES
META: Selecionar ás melhores
atividades desenvolvidas pelos alunos.
|
||||||||||
O QUE FAZER
|
COMO FAZER
|
QUANDO FAZER
|
ONDE FAZER
|
QUEM
|
||||||
Sensibilizar
toda a comunidade escolar para a análise e sistematização dos dados Programa por cada Unidade
Premiação
do PETECA
|
Propor
que as escolas envolvidas no Programa se organizem para apresentações de
peças, teatros, danças, a fim de favorecer as crianças momentos de
brincadeiras, jogos, oficinas e outros.
Exposição
das atividades realizadas pelos alunos por cada unidade escolar para
avaliação e seleção dos melhores trabalhos produzidos.
|
Novembro e Dezembro
|
Todas as escolas participantes do Programa e
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
|
Diretores vice diretores professores, alunos, Comunidade
Escolar
Secretarias Educação,
Assistência Social
|
||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário