quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA NO MUNICÍPIO DE NORDESTINA-BA

1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO AOS DIRETORES – ARTICULAÇÃO COM OUTRAS SECRETARIAS  PARA O APOIO AO PROGRAMA
META: Formar parcerias para o início do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA.
O QUE FAZER
COMO FAZER
QUANDO FAZER
ONDE FAZER
QUEM
Apresentar o MPT/ PETECA – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, para os diretores e representantes dos conselhos:
CMDCA,CME E e CT
* Realizar um encontro para apresentar o programa,


Dia 30 de Abril
Secretaria de Educação
Casa do Serviço de Convivência

Com gestores das escolas selecionadas p/o programa
Secretários de Educação, assistência Social, representantes dos conselhos: CMDCA, CME Ee CT
2ª ETAPA: OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Meta: Capacitar 62 participantes das escolas do município entre diretores,vice diretores e professores
O QUE FAZER
COMO FAZER
QUANDO FAZER
ONDE FAZER
QUEM
Realizar 1ª Oficina do PETECA direcionados para os professores e vice diretores  que vão  participar do Programa.

* Apresentar o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho Infantil da Criança e do Adolescente aos professores, vice diretores e Diretores
* Debater temas específicos como:
- O que é Trabalho Infantil;
- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;



Maio / 2014



Escolas



Coordenadores do PETECA
Nordestina
3ª ETAPA: DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFNTIL (CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL)
Meta: Aticular 600 pessoas e comunidade em geral para participar do evento de combate ao trabalho infantil
O QUE FAZER
COMO FAZER
QUANDO FAZER
ONDE FAZER
QUEM
Mobilizar a comunidade em geral sobre o dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
* Realizar um desfile seguido de paradas de reflexões á cerca do tema. Debates, dramatizações, apresentações de teatros, parodias etc.


Junho/2014



Sede do Município
Coordenadores do PETECA Nordestina
Diretores, vice diretores,professores,Serviço de Convivência
(Secretarias de Educação e Assistência
4ª ETAPA: ABORDAGEM DO TEMA TRABALHO INFANTIL EM SALA DE AULA
META: Abordar o tema para 1099 alunos das Escolas do Município que aderiram o Programa.
O QUE FAZER
COMO FAZER
QUANDO FAZER
ONDE FAZER
QUEM
Abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, para os alunos com orientação do professor.



Comemoração “Dia da Criança” 12 de Outubro
-Informar sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, através de debates e palestras e vídeos, musicas

-Trabalhar a Cartilha “Brincar, Estudar, Viver .... Trabalhar só Quando Crescer”.
-Explorar as atividades da cartilha Pedagógica
Orientar as atividades de produção nas modalidades de artes ciências, artes visuais, composição e literatura.

Julho a
Novembro




Todas as escolas participantes do Programa
E Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


Sede e zona Rural
Diretores, vice diretores Professores, Alunos.
E Coordenadores da PETECA
5ª ETAPA: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES
META: Selecionar ás melhores atividades desenvolvidas pelos alunos.
O QUE FAZER
COMO FAZER
QUANDO FAZER
ONDE FAZER
QUEM
Sensibilizar toda a comunidade escolar para a análise e sistematização  dos dados Programa por cada Unidade

Premiação do PETECA
Propor que as escolas envolvidas no Programa se organizem para apresentações de peças, teatros, danças, a fim de favorecer as crianças momentos de brincadeiras, jogos, oficinas e outros.

Exposição das atividades realizadas pelos alunos por cada unidade escolar para avaliação e seleção dos melhores trabalhos produzidos.



Novembro e Dezembro


Todas as escolas participantes do Programa e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Diretores vice diretores professores, alunos, Comunidade Escolar
Secretarias Educação,
Assistência Social



Guiomar de J. Araújo
Coordenadora Municipal do Peteca

Eliane Cristina Seara
Secretaria Municipal de  Educação

José Carlos Viana
Colaborador Municipal do Peteca

Arivaldina Guimaraes
Técnica Municipal do Peteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário