SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DIAS D´ÁVILA-BA /SEDUC
MPT NA ESCOLA: de mãos dadas contra o trabalho infantil
Coordenação Municipal: Monica Clara Xavier Lima Carvalho
Ano: 2014
Nº escolas envolvidas: 04
Nº de turmas: 19 (1º ao 5º ano)
N º de professoras: 10
Nº de alunos: 445
PLANO DE AÇÃO
JUSTIFICATIVA
|
A exploração do trabalho infantil é uma prática de violação dos direitos morais, físicos, educacionais e sociais. Toda criança tem o direito a um desenvolvimento saudável compartilhado com seus pares e familiares e o trabalho precoce, em especial, os domésticos que não são visíveis aos olhos da sociedade faz deste projeto um importante instrumento de discussão, debate e reflexão com educadores, alunos e familiares com o propósito de promover a conscientização de que a criança precisa ser amada, respeitada e protegida por todos.
|
OBJETIVOS
|
Promover a conscientização de que o trabalho infantil é uma agressão à dignidade humana podendo resultar em sequelas irreversíveis de ordem física, intelectual e moral.
.
|
AÇÕES PROGRAMADAS
|
-Formação de multiplicadores das unidades de ensino (gestores, coordenadores e professores);
-Construção do plano de ação do PETECA em conformidade com o projeto pedagógico de cada unidade escolar;
-Orientações pedagógicas aos educadores envolvidos;
-Acompanhamento das ações nas escolas;
-Palestras para os familiares;
-Constituir parcerias com outros agentes protetores da infância como Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Assistência Social;
-Registro das ações realizadas através de relatórios, fotos e vídeos.
|
PÚBLICO ALVO
|
-Alunos e pais ou responsáveis de alunos
|
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROGRAMA
|
-Secretaria de Educação, Coordenadora municipal do PETECA Gestores, coordenadores e professores.
|
CRONOGRAMA DE AÇÕES
1ª AÇÃO
| |||
Nº
|
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
QUEM/ONDE
|
01
|
Formação de multiplicadores escolar (gestor, coordenador, professoras)
|
abril/maio
|
Coordenação municipal do PETECA
|
02
|
Entrega de material de apoio pedagógico: textos, cartazes, DVD
|
maio
|
Coordenação municipal do PETECA /escolas
|
03
|
Apresentação do programa PETECA as entidades Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Assistência Social e Promotoria Pública
|
Maio/junho
|
Secretaira e E Coordenação municipal do PETECA ducação e
|
04
|
Apresentação do programa aos alunos / slide (Confrontando a realidade: criança trabalha?)
Discussão, debate das imagens
|
Maio/junho
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
05
|
Produções: artística, textual outros (a critério do professor)
|
Maio/junho
|
Professoras e alunos- sala de aula
|
06
|
Acompanhamento das ações em sala de aula/motivação da turma
|
Maio/junho
|
Multiplicadora municipal do PETECA
|
07
|
Palestra com as famílias
|
Maio/junho
|
Multiplicadora municipal do PETECA/ nas unidades de ensino
|
08
|
Registro das ações com fotos/ vídeos, relatos...
|
Maio/junho
|
Multiplicadora municipal do PETECA, professoras e coordenadoras
|
2ª AÇÃO
| |||
01
|
Um pouco do ECA e da Constituição brasileira /vídeo e slide
|
julho
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
02
|
Dia de Combate ao Trabalho Infantil –Mensagem/Reflexão
|
julho
|
Multiplicadora municipal do PETECA, professoras, alunos
|
03
|
Aprendendo com a cartilha (Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer)
|
julho e agosto
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
04
|
Entrevistando um trabalhador
(pai, mãe ou responsável de alunos)
|
julho
|
Professoras, alunos/sala de aula
|
05
|
Produções (dramatização, colagem, pintura, jogral, poesia, produção textual, outros)
|
julho/agosto
|
Professoras e alunos/sala de aula
|
05
|
Enquetes/pesquisa
|
agosto
|
Professoras e alunos/sala de aula
|
06
|
2ª Palestra com as famílias
Temática: a combinar
|
agosto
|
Convidados significativos
|
07
|
Roda de conversa (A criança e o trabalho infantil)
|
agosto
|
Multiplicadora municipal do PETECA/sala de aula
|
08
|
Seleção das produções
|
julho/agosto
|
Professoras
|
09
|
Registro das ações com fotos, vídeos, relatos...
|
julho/agosto
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, professoras
|
3ª AÇÃO
| |||
01
|
Caminhada (ação integrada ao projeto da escola e PETECA)- Escola Florêncio Borges de Santana)
|
setembro
|
Multiplicadora municipal do PETECA, professoras, coordenadora, diretora, funcionários e alunos/ na comunidade local
|
02
|
Produções (dramatização, colagem, pintura, jogral, poesia, produção textual, cartaz, aróstico e outros)
|
setembro/outubro
|
Professoras e alunos/ sala de aula
|
03
|
Seleção das produções
|
setembro
|
Professoras, Multiplicadora municipal do PETECA e outros
|
04
|
Socialização dos trabalhos selecionados de cada escola e apresentações artísticas
(Culminância)
|
outubro
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, diretoras, funcionários,Professoras, alunos e convidados
Local: a combinar
|
05
|
Registro das ações com fotos, vídeos, relatos...
|
setembro/outubro
|
Multiplicadora municipal do PETECA,
coordenadoras, professoras
|
4ª AÇÃO
| |||
01
|
Avaliação do projeto nas escolas
- Registros com fotos, vídeos, relatos...
|
novembro
|
Multiplicadora municipal do PETECA, coordenadoras, diretoras, professoras, funcionários e alunos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário