terça-feira, 5 de agosto de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA NO MUNICÍPIO DE ANTONIO CARDOSO-BA

APRESENTAÇÃO

A proposta do MPT na escola traz a tona uma realidade bastante comum na sociedade brasileira: a exploração do trabalho infantil - crianças e adolescentes. Apesar de constituir uma prática corriqueira, essa atividade causa danos sociais, físicos e morais, e em muitos casos a situação torna-se mais agravante quando milhares de crianças são impedidas de frequentar a escola.
Caracteriza-se como situação de trabalho infantil as atividades que negam os direitos da criança e privam-lhe de ter uma vida saudável. Essa prática se estabelece historicamente ao longo dos anos, entre as famílias menos favorecidas economicamente, acumulando um legado de prejuízos para a sociedade brasileira.
Apresentamos o Projeto Brincar e Estudar: vida que segue na medida certa, na perspectiva de fazer um levantamento diagnóstico para analisar possíveis casos de exploração do trabalho infantil em Antonio Cardoso e sensibilizar a comunidade escolar e população cardosense no sentido de construir-se uma realidade de conscientização no trato com a infância no município, para isso busca-se um trabalho de parceria e diálogo entre a Secretaria de Educação e instituições comprometidas com a causa social.

JUSTIFICATIVA

A conceituação do trabalho infantil está caracterizada sobre toda forma de atividade exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima exigida por lei, sendo ou não remunerada. Esta atividade manifesta-se nos mais diversos aspectos de ocupação: doméstica, agrícola, no comércio, na indústria, no encargo do cuidado de crianças menores ou até mesmo em casos mais extremos e insalubres como a exploração sexual, venda de entorpecentes, entre outras.
As pesquisas do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizadas anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram números alarmantes do trabalho infantil em todo o Brasil, associado a esses números surgem os dados oficiais de escolarização com grande quantidade de evasão, repetência e baixos rendimentos, apesar de muitos dos alunos em situação de trabalho estarem matriculados. Em outras palavras, o trabalho infantil constitui um fator importante de influência no insucesso da educação brasileira, causa recorrente entre as famílias de baixa renda.
A infância é um momento em que acontece a formação física, moral, social, emocional, entre outros valores e atributos do indivíduo, logo pois essa fase da vida deve ser entendida com muito respeito e limites, assim explicita a Constituição Federal Brasileira em seu artigo 227, onde diz que é dever da família, do Estado e da sociedade garantir os direitos que assistem a criança, de ter um ambiente digno, seguro e saudável.
Endossado metaforicamente pelo compositor Milton Nascimento em uma de suas canções: “ é preciso cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto ”, cuidar da criança em todos os aspectos, essa é a palavra chave - cuidado, a infância é para ser vivida em toda sua plenitude, de forma mágica, fantasiosa, respeitosa, alegre, saudável, e em ambiente escolar condizente com todas essas qualidades e garantias de direitos. Pesquisas apontam que crianças que crescem em ambientes de qualidades tornam-se adultos saudáveis e felizes.
Diante da realidade de Antonio Cardoso que registra número considerável de reprovação, com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB medindo 3.4, abaixo da média estadual e nacional, e partindo da premissa de que precisamos construir e reconstruir ambientes mais educativos, acolhedores e cuidadosos para nossas crianças, propõe-se aqui o projeto: Projeto Brincar e Estudar: vida que segue na medida .certa, com a finalidade de dialogar com as comunidades e segmentos de interesses, no intuito de reverter a situação indesejada que hora se impõe no município.
O projeto será desenvolvido nas Escolas Municipais São Vicente, João Teles de Carvalho e Isaac Barbosa Lobo, com pretensão de impactar todo o território municipal.



OBJETIVOS

Geral
Aguçar a sensibilidade e consciência da comunidade escolar e sociedade sobre a importância de uma infância saudável, escolarizada e com os direitos garantidos.

Específicos
- Sensibilizar a comunidade escolar e sociedade sobre a importância da valorização da infância;
- Realizar encontros de mobilização junto às escolas e as instituições parceiras do projeto;
- Realizar levantamento diagnóstico das crianças em situação de trabalho infantil no município;
- Realizar campanhas educativas, palestras, seminários e atividades reflexivas nas escolas e comunidades;
- Realizar atividades artísticas junto às escolas e comunidades envolvidas;
- Realizar exposições e premiações dos trabalhos realizados nas escolas e comunidades.
- Apresentar relatórios de avaliação das atividades desenvolvidas.


METODOLOGIA

Para a efetivação das atividades a Secretaria de Educação buscará a parceria de outras instituições: Conselho Tutelar, Promotoria Pública, CRAS, Secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte, Saúde e Agricultura, Escolas e Sindicatos.
A metodologia adotada obedecerá às seguintes etapas de desenvolvimento:
Etapa 1- Reunião junto à equipe pedagógica do município;
Etapa 2- Encontro com coordenadores e gestores das escolas onde será desenvolvido o projeto;
Etapa 3- Encontro com representantes das instituições parceiras;
Etapa 4- Encontro de formação com lideranças da comunidade escolar;
Etapa 5- Realização das atividades nas escolas e comunidade.

PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar, pais de aluno e comunidade em geral.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho a novembro de 2014

LOCAL DE REALIZAÇÃO
Escolas municipais de Antonio Cardoso-BA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2014

            O QUE

  QUANDO

         COMO

         ONDE
   QUEM  
FAZ       
Reunião com a equipe pedagógica do município para discutir o tema MPT na escola.

    Junho


  
Discutir o tema do MPT, apreciar material de apoio e traçar estratégias de desenvolvimento do projeto.
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação do
Do MPT no Município.
Encontro com Gestores das escolas Pactuadas e representantes das instituições parceiras.

   

     Julho
Apresentação da proposta do MPT e discussão do tema com Diretores, Coordenadores das escolas e parceiros, com atribuições das responsabilidades de cada segmento pactuado.
Secretaria Municipal de Educação.




Coordenação do MPT no município e       da Secretaria de Educação.
Encontro de formação junto aos Gestores e comunidade escolar.

    Agosto

   
  
   
Atividades de sensibilização, apreciação e discussão do projeto.
Secretaria de Educação e Escolas Pactuadas.
Coordenação do MPT no município e Secretaria de Educação e Escolas.
                                                       ATIVIDADES NAS ESCOLAS
- Sensibilização da comunidade escolar; com exibição de vídeos, músicas, poesias, cartazes, e outros;
- Palestras e seminários;
- Elaboração de cartilhas educativas;
- Realização de oficinas artísticas;
- Dramatizações;
-Realização de trabalhos escolares com premiação das atividades mais expressivas.


Setembro a novembro
- Exibição de vídeos, músicas, poesias, cartazes, e outros;
- Colaboração das instituições parceiras;
- Trabalhos nas escolas com professores, alunos, funcionários e comunidade.
Nas escolas e comunidades
Secretaria de Educação, Coordenação do MPT na escola e instituições parceiras.

RESULTADOS ESPERADOS
          
            Com a iniciativa do Projeto Brincar e Estudar: vida que segue na medida certa MPT na escola espera-se alcançar a mobilização da sociedade cardosense em defesa de uma causa nobre: construir um ambiente de convivência saudável para as crianças garantindo 100% de matrículas e frequência escolar.

REFERÊNCIAS
Presidência da República - Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Brasília, 1990.

Senado Federal - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 / Edição Atualizada, Brasília, 1996.

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