Com
o título “A dimensão pedagógica do combate á exploração do trabalho infantil,”
a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC – e a Secretaria de Estado
de Educação – SEDUC – promoveram oficina sobre “a abordagem do Trabalho
Infantil na Escola,” nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro Cultural Pedro
Alberto Tayano Filho. O evento teve como público alvo os professores da
educação básica das escolas municipais e estaduais de Tangará da Serra.
Para
atender a todos os professores, o trabalho foi organizado em três etapas
complementares. A primeira consiste em conhecer os fundamentos legais e
pedagógicos da proposta e o material disponibilizado pelo Ministério Público do
Trabalho. A segunda, em discutir as estratégias para aplicar a temática em sala
de aula e junto à comunidade escolar. E terceira, na socialização das propostas
elaboradas nos grupos de trabalho.
Em
decorrência do espaço, na manhã da segunda feira os trabalhos foram
desenvolvidos com os professores dos anos iniciais, onde conheceram a proposta
do “Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do
Adolescente.” No período vespertino, estiveram reunidos em oficinas para
construir o plano de trabalho de combate à exploração do trabalho
infanto-juvenil na escola. E, na manhã de terça-feira, apresentaram a plenária
as propostas construídas nas oficinas. Com os professores dos anos finais e do
ensino médio os trabalhos foram desenvolvidos no período vespertino da segunda-feira
(11), matutino e vespertino da terça-feira (12), conforme metodologia adotada.
As
plenárias foram precedidas de palestras sobre a qualidade social e bem estar do
profissional da educação.
Conforme
programação, os trabalhos sobre exploração do trabalho infanto-juvenil
iniciarão este ano, a partir de outubro, com a etapa escolar e comunidade
escolar, sendo retomado no primeiro bimestre de 2015 e culminarão com a mostra
municipal em junho do ano que vem.
Para esta
Mostra, os professores sugeriram a realização de um "Fórum,"
"Seminário" ou similar para discutir a rede de proteção
à infância e adolescência. Eles entendem que, para além da
dimensão pedagógica do trabalho, faz-se necessário dar maior visibilidade às
políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
Seguem, abaixo, links com as propostas construídas por 3 grupos de trabalho:
Grupo I Grupo II Grupo III
Grupo I Grupo II Grupo III
Outros quatro grupos fizeram propostas que serão sistematizadas e apresentadas posteriormente.
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