domingo, 17 de agosto de 2014

OFICINA COM EDUCADORES DO PROJETO MPT NA ESCOLA EM TANGARÁ DA SERRA-MT

Com o título “A dimensão pedagógica do combate á exploração do trabalho infantil,” a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC – e a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – promoveram oficina sobre “a abordagem do Trabalho Infantil na Escola,” nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O evento teve como público alvo os professores da educação básica das escolas municipais e estaduais de Tangará da Serra.

Para atender a todos os professores, o trabalho foi organizado em três etapas complementares. A primeira consiste em conhecer os fundamentos legais e pedagógicos da proposta e o material disponibilizado pelo Ministério Público do Trabalho. A segunda, em discutir as estratégias para aplicar a temática em sala de aula e junto à comunidade escolar. E terceira, na socialização das propostas elaboradas nos grupos de trabalho.

Em decorrência do espaço, na manhã da segunda feira os trabalhos foram desenvolvidos com os professores dos anos iniciais, onde conheceram a proposta do “Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.” No período vespertino, estiveram reunidos em oficinas para construir o plano de trabalho de combate à exploração do trabalho infanto-juvenil na escola. E, na manhã de terça-feira, apresentaram a plenária as propostas construídas nas oficinas. Com os professores dos anos finais e do ensino médio os trabalhos foram desenvolvidos no período vespertino da segunda-feira (11), matutino e vespertino da terça-feira (12), conforme metodologia adotada.

As plenárias foram precedidas de palestras sobre a qualidade social e bem estar do profissional da educação.
Conforme programação, os trabalhos sobre exploração do trabalho infanto-juvenil iniciarão este ano, a partir de outubro, com a etapa escolar e comunidade escolar, sendo retomado no primeiro bimestre de 2015 e culminarão com a mostra municipal em junho do ano que vem. 

Para esta Mostra, os professores sugeriram a realização de um "Fórum," "Seminário" ou similar para discutir a rede de proteção à infância e adolescência. Eles entendem que, para além da dimensão pedagógica do trabalho, faz-se necessário dar maior visibilidade às políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Seguem, abaixo, links com as propostas construídas por 3  grupos de trabalho:

Grupo I             Grupo II            Grupo III

Outros quatro grupos fizeram propostas que serão sistematizadas e apresentadas posteriormente.



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