quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLHA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA


PLANO DE AÇÃO
MPT NA ESCOLA

11.    IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC encontra-se localizada na Rua Joel Santos, 67 bairro Otávio Camões, Itapetinga – Bahia.
Fone – FAX (77) 3261- 6009
E-mail: educação.itapetingaadm@hotmail.com

2 2. CARACTERIZAÇÃO DA SMEC

2.1. Apresentação da SMEC, revelando suas principais características.


O ensino de qualidade é uma construção coletiva de pessoas empreendidas e co-responsáveis na transformação das instituições onde as decisões em conjunto produzem mudanças significativas promovendo uma educação mais eficaz.
Para tanto, é fundamental ter conhecimento mais abrangente sobre os alunos, saber quais são suas necessidades, suas expectativas, sua situação sócio econômica, seus ideais; fazer uma leitura de mundo atual, em análise com o tipo de mundo sonhado em toda a sua contingência.
 Sendo assim, ao elaborar o Plano de Ação – MPT na Escola, procurou-se articular propostas com vistas a garantir a aprendizagem significativa pelos alunos dos diferentes conteúdos selecionados em função dos objetivos a serem alcançados, proporcionando estratégias que garantam a participação de todos em projetos  diversificados  para que possam manifestar seus interesses de acordo com as suas aptidões, a fim de que a sua satisfação seja alcançada.
O Plano de Ação – MPT na Escola destaca, dentre outros aspectos, os da interação, da cooperação, do respeito à diversidade, da organização do tempo e do espaço escolar, do crescimento e desenvolvimento cognitivo e emocional de todos os alunos, especialmente aqueles que precisam ter o seu direito de apenas estudar garantido,

2.2.        Linhas básicas do Projeto Político Pedagógico da SMEC

Encarar os desafios que são postos e devem ser dado conta vista a atender a todos, na igualdade de direitos, deveres e oportunidades, independentemente de sua condição social, cultural, econômica, religiosa, física ou sexual, uma concepção de inclusão passa por revermos nossas posições de que a homogeneidade é fundamental na prática de ensino e aprendizagem e que o atendimento educativo deve priorizar o aluno de forma global, ou seja em todos os seus aspectos sócio - psico e pedagógico. Atualmente a SMEC se depara com desafios para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam, respeitando e valorizando as diferenças e oportunizando a todos com equidade de condições. A gestão do será de forma participativa e inclusiva, oferecendo igualdade de oportunidades, mas que efetivamente revele uma diversidade no interior de seu Plano de Ação – MPT na Escola e tendo como pressuposto que a garantia de direitos é fundamental na ação educativa.

3.    JUSTIFICATIVA

Mesmo sabendo que muitos dos direitos humanos estão sendo violados, a Administração Pública do município de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, preocupada com a defesa dos Direitos Humanos e com a afirmação da cidadania, acredita que a necessidade da formação do cidadão deve permanecer viva, relacionando-se com a semeadura de valores éticos e morais.
Assim, é possível inferir que a Administração Pública do município de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC tem procurado estabelecer uma educação como direito de todos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação profissional. Dessa forma, para que as crianças e adolescentes se tornem protagonistas e sujeitos de direitos, assumindo plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade; para crescer no seio da família em um ambiente de felicidade, amor e compreensão, preparando-se para uma vida independente na sociedade de acordo com os ideais dos direitos humanos e com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, a tarefa da escola é a primeira.
Portanto, o exercício da cidadania está diretamente ligado ao cumprimento do direito à educação. Dessa forma, sua principal missão consiste em formar pessoas políticas e moralmente ativas, conscientes de seus direitos e deveres, responsáveis, respeitosas e comprometidas com defesa da democracia e dos direitos humanos. A capacidade de transformar a sociedade pela educação tem sido constatada nos diversos exemplos de escolas que abraçaram a causa da cidadania como eixo condutor das propostas educacionais.
Como uma forma intencional de fortalecer vínculos necessários à garantia dos direitos humanos e ao exercício da cidadania, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representada pela Professora Sibele Shirley da Silva Moura Nery, propõe um Plano de Ação capaz de levar todos os agentes construtores da educação municipal, bem como a comunidade local à aquisição de um sentimento de paz e também reforçar a participação e sensibilização de todos dos seus direitos que devem ser verdadeiramente exercidos.
O desafio de promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, com elevação da oferta dos índices de aprendizagem e permanência dos alunos na escola, depende, em grande medida, da competência dos Estados e Municípios na condução e gerenciamento das mudanças necessárias, a partir dos últimos ordenamentos legais e diretrizes do Plano Nacional de Educação.
Por isso, percebe-se que os movimentos de gestão democráticos e de autonomia na unidade escolar devem trazer consigo novas exigências à construção e reconstrução das práticas pedagógicas, administrativas, financeiras e relacionais nessas instituições. Para tanto, o plano de ação é de extrema importância na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social; formar cidadãos, oferecendo, ainda a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social.

4.    PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar, pais de aluno e comunidade em geral.

5.    PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Agosto a novembro de 2014

6.    LOCAL DE REALIZAÇÃO

Escolas municipais de Itapetinga - BA

7.    ATIVIDADES NAS ESCOLAS

Desde a mais tenra idade, o indivíduo tem que se perceber sujeito de direito. Logo, a exploração do trabalho infantil é uma prática de violação dos direitos morais, físicos, educacionais e sociais. Toda criança tem o direito a um desenvolvimento saudável compartilhado com seus pares e familiares e o trabalho precoce, em especial, os domésticos que não são visíveis aos olhos da sociedade faz deste projeto um importante instrumento de discussão, debate e reflexão com educadores, alunos e familiares com o propósito de promover a conscientização de que a criança precisa ser amada, respeitada e protegida por todos.
Portanto, é preciso pensar em atividades práticas capazes de fazer com que a criança tenha a sua consciência ampliada no sentido de ela mesma fazer a negativa ao trabalho infantil e, assim, garantir o seu direito de apenas estudar e construir o curso da sua história enquanto ator social.

- Produções (dramatização, colagem, pintura, jogral, poesia, produção textual, cartaz, aróstico e outros)
- Palestras e seminários;
- Elaboração de cartilhas educativas;
- Realização de oficinas artísticas;
- Dramatizações;
-Realização de trabalhos escolares com premiação das atividades mais expressivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário