1. IDENTIFICAÇÃO:
Título: Educação: Caminho para Conscientização e Formação da Cidadania
Público Alvo: Comunidade Escola e Família
Tempo Previsto: 05 meses
Período : De Junho a Outubro de 2014
Local de Execução: Escolas da Rede Municipal
2. APRESENTAÇÃO:
No Brasil, conseguimos avançar significativamente no decréscimo da incidência do trabalho infantil; no entanto, ainda existem atividades que não são consideradas como tal, sendo assim, permanecemos com uma realidade dura, dificil de desconstruir. Além disso, temos a omissão por parte da sociedade que favorece que determinadas formas de atividades sequer sejam registradas e mapeadas.
O trabalho infantil advém das relações desiguais que historicamente estabelecemos e traz consigo o viés da pobreza. É, inclusive, fenômeno estritamente relacionado à desigualdade social, tanto no que se refere à relação de causa e consequência, quanto na perpetuação desse ciclo .
Neste contexto, apresentaremos um trabalho pautado na formação e conscientização da sociedade, ressaltando a importância da infância para o bom desenvolvimento físico, emocional e social na constituição do cidadão de direitos e deveres.
3. JUSTIFICATIVA:
O tema Trabalho Infantil é definido como toda atividade desenvolvida por crianças e adolescente abaixo da idade mínima permitida por lei. Nesse contexto, este projeto parte do princípio da necessidade de uma proposta que vise conscientizar a sociedade e prevenir o trabalho infantil, ação que estabelece um compromisso direto com educação do nosso município e, portanto, com o futuro do nosso país.
A presença do trabalho infantil ainda é marcante. Seja substituindo a mãe, que agora está inserida no mercado de trabalho, na lida de cuidar dos irmãos, lavar louça e arrumar a casa, como responsabilidade e ou atribuição da criança; quer na zona rural, onde aprendem desde cedo os afazeres do plantio e da colheita; ou na prestação de outros serviços para complementar a renda familiar, e até mesmo em atividades ilícitas, neste sentido crianças brasileiras e amelienses são impedidas de frequentar a escola ou, quando frequentam, têm o seu desempenho escolar prejudicado por outras tarefas que desempenham e ocupam seu tempo de estudo.
Os últimos dados apresentados pelo IBGE têm como base o censo de 2010. No município de Amélia Rodrigues, nesses últimos quatro anos, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), O Conselho Tutelar, A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Ministério Público do Trabalho, vem atuando ostensivamente na erradicação do Trabalho infantil. No entanto, sua ação é limitada no que tange as concepções enraizadas ao longo da História e muitas vezes justificadas por circunstâncias sociais. Nesse contexto, a escola reafirma a importância da função dos profissionais da educação como formadores de opiniões e de preparação para o exercício da cidadania
As ações desenvolvidas nesse projeto serão pedagógicas e mobilizadoras no sentido de provocar mudanças de pensamento e de atitude além de quebrar mitos construídos histórico e socialmente que ainda hoje buscam justificar a existência do trabalho infantil. Assim sendo, a presente proposta torna-se pertinente, enquanto valioso recurso que objetiva assegurar que pessoas de direitos e deveres tenham condições e necessidades garantidas para desenvolverem com plenitude todo o seu potencial. Desse modo, estaremos contribuindo para o cumprimento da função social da escola, garantindo que, no futuro não muito distante, elas assumam o seu papel de agentes transformadores da realidade em que estão inseridos.
4. OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar, e sociedade sobre a importância de asseguarar os direitos da criança e do adolescente no que tange ao trabalho infantil em nosso município
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Realizar nas escolas momentos de reflexão acerca do tema
ü Estabelecer parcerias com entidades do Sistema de Direitos da Criança e do Adolescente.
ü Construir uma consciência coletiva de valorização da infância.
5. METODOLOGIA:
Este Projeto será realizado nas escolas municipais, em parceria com as entidades locais como: Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, (CMDCA) Conselho Tutelar e outros. O trabalho acontecerá em três etapas distintas. A 1ª etapa será de planejamento da proposta, a 2ª etapa será de formação de todos os envolvidos, e a 3ª etapa, se destina a ações de mobilização e conscientização nas escolas. Inicialmente o tema será discutido entre os Coordenadores Técnicos da Secretaria de Educação do Município, logo em seguida, será apresentado em reunião com Coordenadores, Gestores e Professores, para que os mesmos possam conhecer a proposta, inferir opiniões, encaminhamentos e desenvolver as ações. As atividades de mobilização realizadas nas escolas serão desenvolvidas de Julho a Outubro de 2014, sendo que a cada mês um grupo de escolas se responsabilizará por promover a ação voltada para a temática do Trabalho Infantil.
6. CRONOGRAMA:
Cronograma de Ações
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Período
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Responsáveis
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Realizar uma reunião com a equipe de coordenadores técnicos da Secretaria de Educação do município (SEMEAR) para discutir o tema, MPT na escola.
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Junho
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Coordenadora Geral
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Apresentar o projeto MPT na escola a coordenadores e gestores escolares
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Junho
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Coordenadora Geral e Coordenadoras Técnicas
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Elaborar o projeto para município
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Junho
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Equipe Pedagógica da Semear
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Promover formação para Gestores, Coordenadores Escolares e Professores a respeito do tema: Trabalho Infantil.
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Julho
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Coordenadores Municipais do Projeto
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Realizar ações de sensibilização e conscientização nas escolas.
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Julho a outubro
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Gestores e Docentes
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ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PELAS ESCOLA
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Ciclo de palestras
Seminários
Mesa redonda
Oficinas
Panfletagem
Enquetes nos veiculos de comunicação
Entrevistas em vias públicas e outras mais que possam surgir a partir das discussões e grupos de estudo.
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Julho a outubro
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Gestores e Docentes
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7. RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se, contudo, que ao final do trabalho concluído todos os envolvidos estejam conscientes da importância da efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pois, é fundamental que a sociedade perceba que o trabalho precoce é um dos motivos principais que leva a criança a abondonar os estudos e ou ter baixo rendimento escolar, além de interferir em seu desenvolvimento fisico causando sérios prejuizos a saúde. Nesse sentido, é preciso envolver a sociedade para a superação da cultura de naturalização do trabalho precoce, e assegurar a todas as crianças e aos adolescentes o direito legítimo a um desenvolvimento saudável e à proteção integral.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.slideshare.net/cirialima1/cartilha-mpt-naescola
EQUIPE TÉCNICA:COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
Amélia Rodrigues,10 de Junho de 2014.
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