terça-feira, 9 de setembro de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLA/PETECA DO MUNICÍPIO DE CACULÉ-BA

Justificativa
O trabalho infantil é uma triste realidade em nosso país e o nosso município infelizmente está inserido nessa estatística. Muitas crianças ocupam as funções dos adultos e assumem as responsabilidades que não lhe são permitidas. Crianças que estão sujeitas a todo tipo de exploração. O programa PETECA na escola é de suma importância para que a nossa cidade se fortaleça na luta em defesa das crianças e adolescentes que estão trabalhando. Todos juntos, Sociedade, Escolas, Secretarias da Educação, Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Coordenadores do Projeto, estamos dispostos a identificar e combater a exploração das crianças e adolescentes em nosso município. Queremos as Crianças e adolescentes com seus direitos garantidos e respeitados. Somos fortes quando nos unimos em prol de um objetivo e Caculé está unida contra o trabalho infantil.

Objetivo Geral
·         Conhecer quais as formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes que mais ocorrem em nosso município para estabelecer políticas de prevenção e combate a estas formas.
Objetivos Específicos
·         Divulgar o Projeto MPT na Escola/PETECA para toda a comunidade;
·         Promover reuniões com a sociedade local para conhecimento dos diversos tipos de exploração do trabalho infantil em nossa cidade;
·         Mobilizar os órgãos públicos, professores, pais, sociedade na luta contra o trabalho infantil;
·         Promover debates, mesa redonda, júri simulado, gincana, teatro, brincadeiras, redações, entre outros, tendo sempre como tema a exploração do trabalho da criança e do adolescente;
·         Identificar através de entrevista com os alunos quais os trabalhos infantis mais comuns realizados por eles;
·         Diferenciar o trabalho infantil das atividades que podem ser desenvolvidas pelas crianças e adolescentes;
·         Explorar o material de apoio (cartilhas) sobre o trabalho infantil;
·         Motivar os alunos a participarem das atividades que serão desenvolvidas no projeto PETECA;
·         Incentivar os alunos na criação de slogans, símbolos, frases que ajudem na conscientização do combate ao trabalho infantil;
·         Conhecer o ECA – Estatuto da Criança e do adolescente;
·         Apresentar o brinquedo PETECA das mais variadas formas como meio de explorar o símbolo do projeto;
·         Divulgar os trabalhos realizados pelos alunos durante a aplicação do projeto;

Metodologia

O projeto MPT na Escola/PETECA será apresentado aos professores, coordenadores e todo o corpo gestor das escolas bem como os órgãos públicos, os pais e a sociedade para que haja o maior número de pessoas envolvidas nessa luta contra a exploração do trabalho infantil.
Os professores serão os principais semeadores dessa semente que será plantada e que com muita luta, dedicação e empenho serão colhidos bons frutos. Os alunos serão incentivados pela escola a desenvolverem as atividades propostas pelo projeto e a fazerem o estudo da cartilha que será um valioso instrumento para o conhecimento da exploração do trabalho infantil.

Ações
·         Reunião com os representantes dos órgãos públicos: Secretaria da Educação, da Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar para firmar parcerias no combate a exploração do trabalho infantil;
·         Apresentação do projeto e oficina para capacitação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas e colégios da rede municipal.
·         Reunião com os pais dos alunos para sensibilizar e motivar a participação dos mesmos no projeto;
·         Realização de entrevista com os alunos para diagnosticar a exploração do trabalho infantil em cada série e em cada escola;
·         Abordagem do tema trabalho infantil em sala de aula;
·         Apresentação das cartilhas aos alunos;
·         Encontro com os coordenadores pedagógicos e os professores para discutir e avaliar o desenvolvimento do projeto;
·         Realização de eventos nas escolas para a divulgação e sensibilização das pessoas com o projeto PETECA;
·         Seleção dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre o combate a exploração do trabalho infantil;
·         Elaboração de relatório geral com o resumo de todas as atividades realizadas pelo município de Caculé no período do desenvolvimento do projeto MPT nas Escolas/PETECA.


Cronograma


O que fazer
Como fazer
Quando fazer
Onde
Quem fazer



Divulgação do projeto MPT na Escola/PETECA

Reunião os representantes da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar.




Junho/2014








Cine Teatro Engenheiro Dória










Coordenadora do MPT na Escola, Secretária da Educação e Cultura


















Julho/2014


Cine Teatro Engenheiro Dória

Secretária da Educação e Cultura e Coordenadora do Projeto MPT na escola/PETECA


Oficina do projeto MPT na escola/PETECA para os diretores, coordenadores pedagógicos, professores do 4º       e 5º ano e professores do ensino fundamental II envolvidos no projeto.


Apresentar o programa MPT na escola/PETECA
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
O que é trabalho infantil?
Prejuízos do trabalho infantil para a criança e a sociedade;
Trabalho doméstico.



Palestras com os pais e/ou responsáveis dos alunos para explanação do Projeto MPT na escola/PETECA

Apresentar o Projeto MPT na escola/PETECA
Explanado sobre as conseqüências, prejuízos e malefícios que o trabalho causa na vida da criança e do adolescente.


Agosto/2014

Nas Escolas e Colégios municipais

Professores, coordenadora do Projeto MPT na escola/PETECA











Pesquisa na escola para
 verificar a quantidade de crianças e adolescentes que estão trabalhando

A pesquisa poderá ser feita
 através de desenho, produção escrita, entrevista, conversa dirigida para coleta de dados


Agosto/2014


Nas Escolas e
 Colégios municipais


Professores


Apresentação e distribuição das Cartilhas Brincar, Viver... Trabalhar só quando crescer.

Apresentar o material; explanar sobre o conteúdo; leitura coletiva e individual do material; debate sobre o tema da cartilha; atividades diversas sobre o tema explorado.


Agosto e Setembro/2014

Nas Escolas e
 Colégios municipais


Professores



Culminância do Projeto MPT na escola/PETECA

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos  em sala de aula durante o Projeto MPT na escola/PETECA


Outubro/2014

Câmara Municipal
Coordenadora do Projeto MPT na escola/PETECA, Secretária da Educação e Cultura, Alunos, Professores, Corpo Gestor, comunidade.



Seleção dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos para enviar ao Projeto MPT na escola/PETECA





Banca examinadora para selecionar os trabalhos dos alunos

Outubro/2014

Escolas e Colégios municipais

Professores e coordenadora do projeto MPT na escola/PETECA

   
Cronograma
1ª Etapa: Firmar parcerias com outros órgãos públicos para somar forças na luta contra a exploração do trabalho infantil em nosso município.
O que fazer
Como fazer
Quando fazer
 Onde fazer
        Quem

Divulgação do projeto MPT na Escola/PETECA


Reunião com os representantes da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, coordenadora do PETI

Junho/2014

Cine Teatro Engenheiro Dória
Coordenadora do MPT na Escola, Secretária da Educação e Cultura

            2ª Etapa: Apresentação do Projeto MPT na Escola/PETECA para os diretores, professores, coordenadores pedagógicos das escolas e Colégios municipais.
 O que fazer
 Como fazer
Quando fazer
 Onde fazer
    Quem

Oficina para apresentação do Projeto MPT na Escola/PETECA
Apresentar slides com os diversos tipos de exploração infantil/ Debate
Vídeo – Você viu Rosinha?

Julho/2014

Cine Teatro Engenheiro Dória

Coordenadora do Projeto e Secretária da Educação
           

3ª Etapa: Sondagem com os alunos para conhecer o número de alunos que trabalham ou já trabalharam

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