quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PALMELO-GO

Apresentação
   O Município de Palmelo, baseado no programa do Ministério Público do Trabalho (MPT) implantou em 2014 na escola Municipal Joaninha Darque do 1º ao 5º ano o projeto M.P.T na escola. Este consiste em realizar ações voltadas para a promoção de debates na escola de ensino fundamental I com temas relevantes aos direitos da criança e do adolescente.
   O presente projeto intensifica a conscientização da sociedade palmelina com vistas na erradicação do trabalho infantil, rompendo barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
                                              Objetivo
   Intensificar o processo de conscientização da comunidade com vistas à erradicação e proteção do trabalho da criança e do adolescente. Transpondo limites culturais que dificultam a efetivação dos direitos, com vista à ampliação quantitativas e qualitativamente, das políticas públicas de atendimento a criança e adolescente.
                                              Objetivos específicos
  • Incentivar e conscientizar os alunos a desenvolverem atividades escolares com temas a respeito dos direitos da criança e do adolescente especialmente sobre o trabalho infantil e as demais formas de exploração à criança e ao adolescente;
  •  Convidar a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas, projetos e ações de erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente;
  • Realizar eventos na escola para divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos;
  • Incentivar atividades recreativas para proporcionar aos alunos o resgate às brincadeiras infantis;
  • Apresentar atividades com a participação dos alunos como: teatro, dança, paródia, música, jogral, referentes ao tema;
                                              Metodologia
Na execução do projeto M.P.T na Escola, será aplicada a metodologia da multiplicação do saber. Primeiramente, será capacitado um Coordenador Municipal do programa, depois serão capacitados Diretor, Coordenador Pedagógico e Professores que atuarão como multiplicadores e estes, por sua vez, abordarão os temas sugeridos pelo projeto M.P.T  na Escola aos alunos, incentivando-os a realizarem as atividades propostas.
                                              Avaliação
   A avaliação acontecerá através da observação e realização de atividades, apresentação e entrega dos trabalhos feitos pelos alunos, bem como entrevistas com os participantes do projeto e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário